domingo, 14 de novembro de 2010

Modelo atómico

Modelo atómico

Os átomos são as partículas constituintes de toda a matéria. Hoje sabemos que são constituídos por:

--> Núcleo
(zona central) - onde se situam os:
--> protões - partículas com carga eléctrica positiva;
--> neutrões - partículas sem carga eléctrica.

-->Nuvem electrónica - onde se situam os:
--> electrões - partículas com carga eléctrica negativa.Ao longo dos anos foram surgindo vários modelos atómicos até se chegar ao actual:

- O modelo de Dalton - Dalton imaginava os átomos como corpúsculos indivisíveis e indestrutíveis.


- O modelo de Thomson - Thomson descobriu através de experiências com tubos de descarga, os electrões. Este modelo previa que o átomo era afinal divisível.

- O modelo de Rutherford - Rutherford descobriu através de uma experiência que a maior parte do átomo seria espaço vazio e que no interior do átomo haveria uma zona central, muito pequena com carga positiva onde se concentraria toda a sua massa . Rutherford concluiu então que o átomo era constituído por um núcleo e por electrões que se moviam à sua volta como os planetas à volta do sol - em órbitas - criou assim o primeiro modelo atómico planetário.
- Modelo atómico de Bohr - Niels Bohr completou o modelo de Rutherford dizendo que os electrões se moviam em em órbitas circulares, cada órbita tinha um valor de energia e os electrões com mais energia orbitam mais longe do núcleo e os com menos energia mais perto do núcleo.
- O modelo da nuvem electrónica - actualmente sabe-se que os electrões não se movem em órbitas, movem-se de modo desconhecidos a velocidades elevadas formando uma nuvem que não é uniforme, a nuvem electrónica. A nuvem electrónica é mais densa perto do núcleo e menos densa longe dele sendo mais fácil encontrar electrões perto do núcleo.


Sem comentários:

Enviar um comentário