domingo, 29 de maio de 2011

Produção, Transporte e Distribuição da Electricidade

Produção Da Electricidade

A corrente eléctrica em grande escala é produzida nas centrais eléctricas por alternadores formados por ímanes muito potentes que se movem a alta velocidade no interior de bobinas com milhares de espiras.

A velocidade de rotação desses ímanes ou electroímanes é constante - 50 rotações por segundo, o que corresponde a uma frequência da corrente alternada de 50 Hz.

Para mover o íman podem ser utilizadas várias fontes de energia:
- a água, centrais hidroeléctricas
- o fuelóleo, carvão ou biomassa, centrais termoeléctricas
- o vento, centrais eólicas
- o calor, centrais geotérmicas
- as ondas, centrais de energia das ondas
- o urânio, centrais nucleares

Transporte e Distribuição de Electricidade

Depois de produzida a electricidade é transportada das centrais eléctricas aos locais onde será utilizada através de cabos condutores.

Durante este transporte, para diminuir o efeito de Joule, a corrente passa por elevadores de tensão passando a ser transportada em alta tensão.

Junto das localidades a tensão é de novo reduzida sucessivamente, através de abaixadores de tensão, até atingir os valores adequados às instalações de casas, hospitais, escolas ou fábricas.


Transformadores

Aos elevadores e abaixadores de tensão dá-se o nome de transformadores.

Estes são constituídos por duas bobinas com diferentes números de espiras e um núcleo de ferro.

Ao passar a corrente eléctrica alternada na primeira bobina o núcleo de ferro é magnetizado criando um campo magnético variável que produz corrente eléctrica na outra bobina.

Nos abaixadores de tensão a primeira bobina tem maior número de espiras que a segunda passando de uma maior para uma menor diferença de potencial.

Nos elevadores de tensão a primeira bobina tem um menor número de espiras que a segunda passando de uma menor para uma maior diferença de potencial.




5 comentários: